sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Campanha mostra que violência contra mulher não é só física



A Agência Câmara divulgou o lançamento da Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, que neste ano vai mostrar as chamadas “violências sutis”, atos de violência moral, psicológica e de controle econômico, entre outros, que estão tão arraigados que muitas vezes são considerados naturais e não são percebidos como violência, até pelas próprias mulheres.

A Campanha dos 16 Dias é uma iniciativa mundial, que no Brasil é desenvolvida anualmente por uma rede de parcerias, nacionais, estaduais e municipais, que envolve governo, Legislativo e sociedade civil. O lançamento oficial da campanha aconteceu no Salão Nobre da Câmara e foi promovido pelas “bancadas femininas da Câmara e do Senado, a ONG Ações em Gênero, Cidadania e Desenvolvimento (Agende) e a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres”.

A campanha envolve atividades de 25 de novembro a 10 de dezembro em mais de 158 países; no Brasil, a campanha começa em 20 de novembro e vai até 10 de dezembro.

Números

Em pesquisa DataSenado feita neste ano 62% das entrevistadas disseram conhecer mulheres que já sofreram violência doméstica e familiar. Entre os tipos de violência, os mais citados foram a física (55%), a moral (16%) e a psicológica (15%).

Acesse a edição 2009 da Campanha dos 16 Dias