domingo, 20 de dezembro de 2009

Campanha “Homens Unidos pelo Fim da Violência contra as Mulheres” comemora seu primeiro ano com o lançamento de um novo site



A campanha brasileira Homens Unidos pelo Fim da Violência contra as Mulheres comemora seu primeiro ano com a marca significativa de 50.000 assinaturas de homens de todo o país. Com a adesão de amplos setores da sociedade brasileira que não aceitam a violência contra as mulheres, a campanha entra em seu segundo ano com o lançamento de um novo site.

Além de nova identidade visual, o site traz ferramentas facilitadoras na adesão e união de todos os homens – líderes, atores, cantores, governantes, jogadores de futebol, formadores de opinião e anônimos -, em torno desta campanha de conscientização.

A iniciativa brasileira é parte integrante da campanha global do Secretário-Geral das Nações Unidas “Una-se pelo Fim da Violência contra Mulheres”, apresentada ano passado. Ban Ki-moon convocou governos, sociedade civil, organizações não-governamentais, jovens, setor privado e mídia para tomarem medidas para resolver o problema, por meio de políticas públicas e de ampla atuação da sociedade. A campanha global visa uma mudança cultural, em que a violência contra as mulheres seja responsabilidade de toda a sociedade, inclusive na intolerância e repressão de ações cotidianas de ameaças e agressões às mulheres.

Aumentar este número de assinaturas substancialmente é a razão deste esforço para o qual chamamos todos os homens. “O comprometimento de homens e meninos é fundamental para se chegar ao fim dos abusos contra mulheres e garotas”, diz Ban Ki-Moon, secretário-geral da ONU.

Informação, notícias, entrevistas, depoimentos em áudio e vídeo, blog e pesquisas. O site tem a missão de servir de inspiração para o time de homens engajados e mobilizados pelo fim da violência contra as mulheres. Ainda de acordo com Ban Ki-moon, “os abusos contra mulheres e meninas só será erradicado quando homens e rapazes se recusarem a tolerá-la”. Com dicas que possam ser incorporadas no dia a dia, o site http://www.homensunidospelofimdaviolencia.com.br/ oferece informações para que os homens possam colocar em prática na sua vida diária, em casa e no trabalho.

Esta iniciativa é liderada pela SPM (Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres), em parceria com o UNIFEM Brasil e Cone Sul (Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher), UNFPA (Fundo de População das Nações Unidas), Instituto Papai, Instituto Promundo e Agende – Ações em Gênero e Cidadania.Una-se você também a campanha! Faça parte do time de homens engajados e mobilizados pelo fim da violência contra as mulheres.Acesse o site http://www.homensunidospelofimdaviolencia.com.br/